Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Alimentos que fortalecem o sistema imunológico Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Nosso organismo tem defesas naturais que impedem a entrada de vírus e bactérias que podem desenvolver diversos tipos de doenças. Essa estrutura é conhecida como sistema imunológico – ou, como costumamos chamar, imunidade.

E quando ela está baixa, nosso corpo fica vulnerável para o surgimento de infecções. Mas existem fatores – principalmente alimentos – que fortalecem o sistema imunológico.

É importante, por exemplo, incluir frutas e vegetais no cardápio regularmente, uma vez que seus benefícios auxiliam a defesa do organismo. Mas existem ainda outros alimentos que fortalecem o sistema imunológico – então, listamos 7 deles para você adicionar às suas refeições diárias.

Iogurte natural
Entre os alimentos que fortalecem o sistema imunológico, o iogurte natural tem um papel fundamental, visto que ele auxilia a recomposição das bactérias boas da flora intestinal – conhecidas como probióticos. Essas bactérias são responsáveis pelo combate dos agentes que causam doenças no organismo, também contribuindo para o fortalecimento da imunidade. Manter os probióticos balanceados também é muito importante porque quando nosso intestino está saudável, ele consegue absorver os nutrientes dos alimentos – o que naturalmente fortalece nosso sistema imunológico.

Cebola
A cebola é rica em fibras, em vitaminas B1, B2 e C, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio, selênio e potássio. São esses nutrientes que tornam a cebola um alimento com ação anti-inflamatória, antiviral, e antibacteriana. Assim, ao ser regularmente consumida, as chances de desenvolver doenças como anemia, resfriados e até trombose são menores.

Alho
Além de ser um tempero indispensável nas receitas do dia a dia, o alho fortalece o sistema imunológico porque contém vitaminas A, C e E, potássio, cálcio e magnésio. Sua composição também conta com a alicina, que age como um anti-inflamatório, antimicrobiano e ajuda na eliminação de toxinas e bactérias que podem alterar a flora intestinal. Ainda por causa desses nutrientes, o alho pode ser utilizado como um medicamento natural para doenças inflamatórias e respiratórias, como tosses, gripes e resfriados.

Frutas cítricas
Laranja, tangerina, morango, abacaxi, entre outras, são alimentos que fortalecem o sistema imunológico porque são ricas em vitamina C – um excelente antioxidante que protege o organismo. Por ser antioxidante, a vitamina C também previne o envelhecimento precoce das células do corpo e também as do sistema de defesa, além de ajudar na cicatrização de feridas e na manutenção dos vasos sanguíneos.

Brócolis
Rico em fibras, cálcio, antioxidantes e vitaminas A e C, o brócolis é um alimento que precisa fazer parte das suas refeições. Quando consumido com frequência, seus efeitos no corpo incluem a melhora no sistema imune e no funcionamento adequado do intestino. Seu alto teor de fenóis, flavonoides faz com que o brócolis seja capaz de auxiliar a absorção de nutrientes e impedir a ação de substâncias cancerígenas.

Tomate
Por conter licopeno, o tomate é capaz de eliminar os radicais livres do corpo – que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças. Ele também contém vitamina A e C, antioxidantes e tem efeito diurético, por isso, seus benefícios ajudam a prevenir doenças no sistema urinário, doenças cardiovasculares, câncer e a catarata.

Gengibre
Um dos alimentos que fortalecem o sistema imunológico é o gengibre, uma vez que seus nutrientes auxiliam no tratamento de inflamações na garganta e melhoram as defesas naturais do organismo pela sua ação antioxidante e anti-inflamatória. O gengibre também pode ser usado para melhorar sintomas de azia, gases intestinais, náuseas e vômitos.

Fonte: Guia da Cozinha


 
 
Leia também
02
abril
5 alimentos que vão fazer com que engorde na quarentena

02
abril
Como diferenciar o coronavírus de alergias respiratórias

02
abril
Alimentos não higienizados podem transmitir coronavírus?

19
março
Coronavírus: quem corre mais riscos?

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet