Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Cuidado com o aumento de apetite durante o isolamento Cuidado com o aumento de apetite durante o isolamento

São muitos os problemas que podem ser ocasionados por conta do período de isolamento social imposto pela crise sanitária atual. Entre eles está a ansiedade, que entre outras coisas, pode levar à hiperfagia - aumento anormal do apetite ou da ingestão de comida. O alerta é da nutricionista Rafaela Mota Peixoto, do Grupo Oncoclínicas, de Belo Horizonte.

Ela ressalta que é comum haver piora nos hábitos alimentares durante quadros de ansiedade. "Isso ocorre tanto em qualidade como em quantidade. Muitas pessoas também costumam burlar a dieta ou a alimentação usual nesses casos", comenta a especialista.

Rafaela Mota Peixoto esclarece que a hiperfagia se caracteriza pela "ingestão, em um período limitado de tempo, de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria em um período similar; por uma sensação de falta de controle sobre o comer, ou dificuldade em parar de alimentar-se".

Ela lembra, ainda, que, além da questão emocional, existem outros fatores que podem desencadear o problema, como algumas classes de medicamentos, sedentarismo e alteração de funcionamento da tireóide.

Confira as dicas da nutricionista para evitar a hiperfagia, sobretudo drante a pandemia do novo coronavírus:

- Faça três respirações profundas, preferencialmente de olhos fechados, antes, durante e após alimentar-se. Essa técnica auxilia na maior percepção sobre as reais sensações de fome e saciedade, evitando o comer de forma compulsiva.

- Procure fazer suas refeições à mesa, evitando o beliscar e o comer desatento.

- Tente alimentar-se com atenção, mastigando devagar e sentindo o cheiro, o sabor, gosto, textura, além das sensações presentes no momento.

- Aproveite o tempo em casa para preparar novas receitas, fazendo escolhas conscientes de maneira equilibrada, variando as cores e sabores. Desfaça a ideia de que os alimentos de melhor composição são pouco saborosos e brinque com sabores. Se abra para novas experiências gastronômicas.

- Quando se permitir consumir um alimento que estava evitando, coma ainda mais devagar, saboreando.

- Fracione não só as refeições (várias vezes por dia, em pequenas porções), como também os alimentos; por exemplo, uma barra de chocolate com quatro tabletes, tente inicialmente dividi-los e colocar em um prato pequeno ou pires, coma um tablete por vez e mordendo os pedaços pequenos, evitando colocá-lo interno na boca. Com esse fracionamento, sua mente entende que você comeu 4 chocolates, mesmo tendo comido 4 tabletes, aumentando assim a saciedade e satisfação.

- Busque outras fontes de prazer, além do hábito de se alimentar como, por exemplo, ler, ouvir música, falar com pessoas queridas, meditar ou até mesmo ter uma boa noite de sono.

- Caso tenha doenças crônicas, pratique a atenção ao comer e converse com seu nutricionista sobre o equilíbrio alimentar, que será orientado de forma individualizada.

Fonte: MSN Notícias


 
 
Leia também
30
julho
Como manter a rotina dos idosos durante a quarentena

30
julho
Como diminuir o perigo de transmissão da Covid-19 ao sair do isolamento

30
julho
Comer bem pode melhorar os sintomas da ansiedade

24
julho
Conheça o poder do óleo essencial de lavanda no pós-treino

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet