Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Cuidados com os cabelos durante e depois dos treinos Cuidados com os cabelos durante e depois dos treinos

As atividades físicas são fundamentais para promover saúde e bem-estar ao corpo. Com a pandemia do coronavírus, os exercícios em casa ganharam uma importância ainda maior. No entanto, muita gente esquece de cuidar dos cabelos durante e depois dos treinos.

E isso pode acarretar diversos problemas no couro cabeludo e na fibra capilar. “Nossos fios por vezes sofrem com limpeza, hidratação e proteção inadequadas”, afirma a tricologista Viviane Coutinho.

A profissional aponta cinco truques eficazes para manter as madeixas saudáveis e protegidas. Ela lista a seguir:

1 – Prenda os cabelos sem tensioná-los durante os treinos

Antes de começar os exercícios, faça rabos de cavalo ou coques. Mas lembre-se de não puxar demais os fios. “Os penteados facilitam a prática e são opções seguras, pois não há o risco das mechas enroscarem em algum aparelho ou equipamento”, comenta a especialista.

Evitar a tração demasiada é importante para a saúde capilar. Portanto, a profissional não aconselha repuxar excessivamente. “Isso pode causar alopecia, que são falhas no couro cabeludo — principalmente na região das têmporas, da franja, da nuca e também atrás das orelhas.” Além disso, escolha um prendedor que não machuque ou danifique a fibra capilar.

2 – Aplique produtos com proteção

Ao fazer treinos na piscina, no mar e ao ar livre, é essencial usar produtos que protegem os fios de possíveis danos. “Escolha um leave-in com FPS, por exemplo. E finalizadores e máscaras que cuidam do cabelo quando ele entra em contato com cloro e água salgada”, pontua.

3 – Use chapéus e bonés

Se você se expõe ao sol durante o exercício, também é essencial usar um chapéu. “Atualmente, já temos opções de bonés próprios para atividades físicas, que apresentam uma ventilação melhor no couro cabeludo. Vale a pena investir”, garante a tricologista.

4 – Higienize o couro cabeludo

O ideal é higienizar o couro cabeludo depois de cada treino – e isso vale até para quem malha diariamente.

“Muitos pacientes me perguntam se basta secar o cabelo para remover o suor e, na sequência, ir trabalhar ou fazer as atividades diárias. Mas não é a opção mais indicada. Quando o suor se acumula no couro cabeludo (mesmo que seco), dificulta a transpiração e ocasiona acúmulo de sujeira e produtos”, acrescenta Viviane.

5 – Aposte em um cronograma para os cabelos depois dos treinos

Quem treina todos os dias, e consequentemente lava os fios diariamente, pode sentir eles mais ressecados. Mas o problema não é o aparente excesso de limpeza. Segundo a profissional, o motivo é o mau gerenciamento dos cosméticos na sua rotina capilar.

“Escolhendo os produtos corretos, você devolve nutrientes importantes, o que ajuda muito na qualidade do seu fio. Manter um cronograma específico, respeitando as necessidades do seu cabelo, também é essencial nesse resultado final. Não deixe de malhar, apenas aprenda a administrar os cuidados com os cabelos e os treinos”, finaliza.

Fonte: Cuidaí


 
 
Leia também
16
setembro
5 frutas desidratadas e seus benefícios

16
setembro
8 dicas para fortalecer a imunidade

16
setembro
Conheça seis opções de adoçante natural

26
agosto
Atividades físicas com segurança em cada faixa etária

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet