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Notícia - 8 dicas para fortalecer a imunidade 8 dicas para fortalecer a imunidade

Independente do clima, a população brasileira já está mais que acostumada com essa oscilação drástica de temperatura que vem acontecendo na maioria das cidades do país.

E nesse vai e vem do tempo variando até mesmo em um único dia, consequentemente, o número de pessoas gripadas, espirrando, tossindo e com crises de rinite aumentam, em especial os mais vulneráveis, como crianças e idosos que precisam de uma atenção a mais quando o assunto é imunidade.

Dessa forma, para manter o bem-estar em dia com essa oscilação entre quente e frio, é de extrema importância fortalecer o sistema imunológico, principalmente se o indivíduo acabou de passar por uma gripe.

Sendo assim, o ideal é evitar locais fechados, nos quais o ar não circula. Já em casa, preste atenção em deixar os ambientes bem ventilados e, claro, sempre lavar as mãos ao chegar da rua, hábito que se intensificou na pandemia e que veio para ficar.

Dessa forma, com ajuda de Guilherme Furtado, infectologista do Hcor, confira 8 dicas que fazem toda a diferença quando o assunto é cuidar de sua imunidade:

Hidrate-se: beber água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e mantém o muco do trato respiratório mais fluído.

Umidifique o ambiente: isso dificulta para os vírus permanecerem no ar. Mas não exagere, visto que muita umidade pode favorecer o surgimento de fungos.

Durma bem: não dormir o suficiente, assim como ter um sono de má qualidade, pode afetar o sistema imunológico. As citocinas, proteínas liberadas durante o sono, desempenham um papel importante na capacidade do corpo de combater infecções.

Adote uma alimentação balanceada: manter uma dieta saudável e equilibrada, rica em alimentos integrais, frutas e vegetais frescos, nozes e sementes é ideal para um sistema imunológico saudável independente da época do ano.

E lembre-se: uma grande parte do seu sistema imunológico está no trato digestivo, portanto, é essencial manter a flora intestinal saudável e funcionando bem.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro: fumar pode deprimir o sistema imunológico ao suprimir os anticorpos criados pelo corpo para combater o vírus da gripe. Além disso, beber mais do que o limite diário recomendado de álcool pode levar ao ganho de peso, e também prejudica a imunidade. Ademais, o álcool desidrata o corpo e cria um ambiente atraente para os vírus.

Pratique atividades físicas: exercícios leves e regulares são bons tanto para o sistema imunológico quanto para a saúde mental. Atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo fazendo os glóbulos brancos circularem melhor pelo corpo.

Passe algum tempo ao ar livre: ficar confinado pode ajudar na transmissão de vírus, principalmente os respiratórios. Tome um pouco de ar fresco e reabasteça a reserva de vitamina D com o sol, mesmo que seja na varanda do apartamento ou no quintal de casa.

Preste atenção no estresse: seu estado de espírito pode afetar sua saúde, inclusive a mental. Se você estiver com problemas ou se sentindo deprimido, não pense duas vezes antes de procurar ajuda.

Fonte: Sport Life


 
 
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