Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Atividade física ajuda a fazer faxina nas células Atividade física ajuda a fazer faxina nas células

Um estudo, feito pelo Centro Médico do Sudoeste na Universidade do Texas, Estados Unidos, e publicado pela revista Nature, mostrou que os benefícios proporcionados pelas atividades físicas vão muito além do que você imagina.

Se não bastasse a queima calórica e aquela sensação de bem-estar (liberada pela endorfina), os exercícios também são capazes de acelerar a limpeza de resíduos e reciclar componentes aproveitáveis das células do corpo.

Já é do conhecimento dos cientistas que as células acumulam resíduos do dia a dia, que formam uma espécie de lixo criado a partir da quebra das proteínas, pedaços de membrana celular, vírus, bactérias mortas e outros componentes celulares descartados pelo organismo.

Como funciona a autofagia

Geralmente, as próprias células jogam fora os restos e reciclam esses materiais para gerar energia. A partir do processo de autofagia, as células criam membranas capazes de envolver o lixo e o levam até uma região chamada de lisossomo. Lá os resíduos descartáveis são quebrados e queimados para servir como fonte de energia.

Os perigos do sedentarismo

Se todo esse processo não funcionar direito, as células podem “engasgar” e morrer. Recentemente, estudiosos começaram a suspeitar que as falhas no processo de autofagia contribuam para o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes, distrofia muscular, câncer e mal de Alzheimer, além da aceleração no envelhecimento, com a chegada da meia-idade. Para os cientistas, o processo se desenvolveu em resposta do estresse causado pela “fome”.

No decorrer da pesquisa, as células se juntaram para consumir partes delas que não serviam mais para manter as partes mais importantes vivas. De acordo com os pesquisadores, a taxa de autofagia aumenta quando as células “passam fome” ou são expostas a situações de estresse.

Exercício e autofagia

A atividade física é interpretada como estresse físico, mas, até pouco tempo, os cientistas haviam questionado se o exercício poderia impactar a autofagia das células e, caso isso fosse possível, se isso resultaria em certa diferença para nossa saúde. De acordo com o estudo, a autofagia afeta o metabolismo e traz diversos benefícios para o corpo, assim como as atividades físicas. O trabalho leva a crer que os exercícios e a limpeza celular estão fortemente ligados, mas, ainda assim é difícil definir por quais caminhos eles andam unidos.

Fonte: Ativo


 
 
Leia também
26
novembro
Chá verde emagrece e acelera o metabolismo: veja como consumir

26
novembro
Dicas para praticar exercícios físicos no verão

26
novembro
Saúde cerebral: os 3 pilares para manter a mente jovem

18
novembro
Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet