Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Exercícios com kettlebell: por que você deveria investir no acessório Exercícios com kettlebell: por que você deveria investir no acessório

Se você está cansada de fazer os mesmos movimentos com os pesos de sempre nos treinos, uma dica é apostar nos exercícios com o kettlebell. Ele não é tão comum aqui no Brasil, mas não é nada difícil de encontrar.

Geralmente usado em rotinas para os membros inferiores, o kettlebell também pode ser muito útil em sessões para outras regiões, como o abdômen e as pernas. Saiba mais sobre ele:

O que é o kettlebell?

O kettlebell não é nada parecido com um halter. Ele tem um formato de sino, com uma alça na parte superior que torna o seu uso um pouco diferente. O cabo, por exemplo, fica fora do seu centro de gravidade, o que ajuda na hora de manipular.

De acordo com o personal trainer Lincoln Cavalcante, criador do método TOP10Rounds, o equipamento surgiu na Rússia antiga (mais precisamente no século XVI), quando os homens queriam competir e mostrar quem conseguia levantar mais peso.

“Atualmente virou febre, seja para os trabalhos de ganho de força, como para o aumento de massa muscular e para a melhora da performance de atletas de diferentes modalidades”, ele diz.

Benefícios do kettlebell

Ao praticar exercícios com o kettlebell, você traz mais intensidade para o seu treino. Além disso, o equipamento trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e até a parte cardiorrespiratória. Contudo, antes de realizar os movimentos, é sempre bom consultar um personal — ele saberá o peso adequado para você e corrigirá possíveis erros de execução.

Por ser um peso livre (ou seja, não precisar de nenhuma máquina de academia para utilizá-lo), Lincoln Cavalcante elenca outros benefícios:

- Nivelamento muscular entre os lados direito e esquerdo;

- Maior ativação dos músculos estabilizadores, que são aqueles músculos que protegem as articulações;
Bom trabalho dos músculos sinergistas, que são aqueles que auxiliam o músculo principal do movimento.

Exercícios com kettlebell: Treino 1

O personal indica 3 movimentos:

Agachamento para trás unilateral + elevação dos braços acima da cabeça
Em pé e segurando o kettlebell com as duas mãos, dê um passo para trás, de modo que os dois joelhos formem ângulos de 90°. Ao mesmo tempo, eleve o equipamento acima da cabeça. Retorne à posição inicial e repita com a outra perna. Faça três séries de 20 repetições em cada lado.

Passo pro lado + agachamento

Em pé e segurando o kettlebell com as duas mãos, dê um passo para o lado. Em seguida, agache. Traga a perna que ficou junto à outra e dê outro passo para o lado, agachando novamente. Faça isso três vezes e depois faça na outra direção. Faça três séries de 10 repetições em cada lado.

Elevação do quadril deitado

Deite de barriga para cima e apoie o kettebell em cima do quadril. Coloque os dois pés no chão e empurre-os, de modo que a sua pelve suba em direção ao teto. Retorne. Faça três séries de 20 repetições.

Exercícios com kettlebell: Treino 2

Quem indica é o personal trainer Samorai, especialista em movimentos e treinamento 3Dimensional:

Agachamento com kettlebell

“Ele é unilateral e, dessa forma, estimula a estabilidade do quadril, do abdômen e do tronco”, diz o especialista.

Abra os pés em uma largura considerável e deixe-os voltados para fora. Coloque o kettlebell no meio e segure o centro da alça com as duas mãos. Em seguida, abaixe o quadril como se fosse sentar em uma cadeira, mantendo as costas retas o tempo todo. Retorne à posição inicial.

Swing com kettlebell

“É um exercício de potência, força e resistência muito focado na cadeia posterior do corpo.”

Esse movimento exige mais cuidado. Por isso, vale começar com a supervisão de um treinador. Em pé, abra as pernas (pés apontados para fora) e segure o kettlebell no meio do corpo com as duas mãos. Dobre os joelhos e jogue o quadril para trás enquanto levanta o acessório para cima (acima da cabeça). Sua coluna precisa ficar reta e os braços firmes durante o movimento. Por fim, aproveite o curso natural do equipamento para retornar à posição inicial.

Snatch com kettlebell

Ainda mais avançado. “Para quem já está acostumada ou treina há bastante tempo, esse é um exercício, assim como o swing, para toda a cadeia posterior. Porém, é mais intenso.”

Você deve seguir o mesmo passo a passo do swing, só que segurando o kettlebell com apenas uma mão. A outra pode ser utilizada para dar impulso ao corpo.

Fonte: Boa Forma


 
 
Leia também
26
novembro
Chá verde emagrece e acelera o metabolismo: veja como consumir

26
novembro
Dicas para praticar exercícios físicos no verão

26
novembro
Saúde cerebral: os 3 pilares para manter a mente jovem

18
novembro
Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet