Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Por que o exercício é tão bom para o seu coração? Por que o exercício é tão bom para o seu coração?

Seu coração trabalha duro a cada segundo todos os dias, bombeando sangue ao redor do corpo e fazendo circular todos os nutrientes e oxigênio necessários para que seu corpo possa funcionar de maneira eficaz.

Problemas no coração afetam negativamente todo o corpo, seja um aumento no risco de derrame, ataques cardíacos, diabetes, pressão alta ou outros. A boa notícia é que, ao fazer mudanças saudáveis no estilo de vida, principalmente com dieta e exercícios, você pode reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar a saúde do seu coração.

Pesquisas mostram que 30 minutos de exercício por dia podem fortalecer o coração e bombear mais sangue em cada batida. Por sua vez, fornece mais oxigênio ao corpo, para que seus membros e órgãos possam funcionar com mais eficiência. Ao melhorar seus níveis gerais de condicionamento físico, você pode ver o efeito positivo de várias maneiras, incluindo:

Pressão arterial baixa: pressão alta pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames. No entanto a atividade física regular fortalece o coração, fazendo com que ele precise trabalhar menos para bombear o sangue pelo corpo, e isso diminui a pressão arterial.

Controle de peso: o excesso de peso pode levar ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode levar a pressão alta, colesterol alto e risco aumentado de diabetes tipo 2. O exercício regular, juntamente com uma dieta saudável, pode ajudar a manter seu peso sob controle e diminuir o risco desses problemas.

Músculos mais fortes: se seus músculos são fortes, eles são melhores para extrair oxigênio do sangue, o que significa que seu coração não precisa se esforçar tanto para fazer seu trabalho.

Combate ao estresse: o estresse e a ansiedade têm sido associados a uma série de problemas cardíacos, principalmente porque podem afetar o comportamento e podem aumentar o risco de doença cardíaca. Além disso, pode levar também a um aumento do tabagismo, bebidas e inatividade física. O exercício combate o estresse com as endorfinas ajudando no bem-estar mental.

Reabilitação cardíaca: se você teve problemas cardíacos no passado, como um ataque cardíaco ou derrame, uma rotina de atividades físicas cuidadosamente planejadas desempenha um papel importante na recuperação e ajuda a reduzir o risco de outros problemas. Sempre fale com seu médico antes de iniciar um plano de exercícios de reabilitação.

Qual o melhor tipo de atividade para a saúde do coração?

O melhor tipo de atividade é aquele que você gosta. É recomendável tentar pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada por dia para incentivar a boa saúde do coração.

Andar a pé é um ótimo começo, seja descendo do ônibus algumas paradas mais cedo ou usando a esteira na academia. Qualquer aumento nos exercícios será benéfico; portanto, considere fazer outras atividades aeróbicas, como corrida, ciclismo, dança ou quaisquer outros esportes. Tente algumas até encontrar algo que você goste e possa transformar em uma rotina semanal - seu coração agradecerá por isso.

As atividades de fortalecimento muscular também fornecem benefícios, portanto, incluir pesos em seus treinos aumentará seus músculos e terá um efeito extraordinário no coração.

Que outras alterações de estilo de vida podem ajudar a saúde do coração?

O exercício é uma parte essencial para a saúde do coração, mas existem outras maneiras de mudar em seu estilo de vida para manter o coração sempre saudável.

Dieta e nutrição: Comer de maneira saudável e ponderada pode ajudar a diminuir o risco de ataque cardíaco e derrame. Além disso, você mantém seu peso sob controle, o que também traz benefícios para o coração. Inclua muitas frutas e legumes em sua dieta, além de grãos integrais, peixe, carnes magras, nozes e sementes. Tente evitar muita gordura saturada, gordura trans, sódio, açúcar processado e carne vermelha.

Bem-estar mental: existe uma clara ligação entre doenças cardíacas e problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Manter sua saúde mental trará benefícios psicológicos e físicos.

Dormir e descansar: as pessoas que não dormem o suficiente correm um risco maior de doenças cardíacas e problemas cardiovasculares. Se você não tem energia suficiente para fazer exercícios regulares, seu coração está tendo que trabalhar muito mais. Cuide-se e descanse bastante - o exercício é ótimo, mas tirar um tempo de folga para seu corpo se recuperar também é importante.

Fonte: Total Health


 
 
Leia também
26
novembro
Chá verde emagrece e acelera o metabolismo: veja como consumir

26
novembro
Dicas para praticar exercícios físicos no verão

26
novembro
Saúde cerebral: os 3 pilares para manter a mente jovem

18
novembro
Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet