Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Conheça os melhores alimentos para cuidar da pele no verão Conheça os melhores alimentos para cuidar da pele no verão

Você pode manter uma rotina de cuidados com a pele bem certinha, usando os produtos adequados e até investindo em um procedimento ou outro de vez em quando.

Isso é ótimo! Mas a verdade é que todo esse pacote pode — e deve — contar com um aliado muito poderoso: a alimentação. Confira quais alimentos são essenciais para a pele no verão:

De acordo com a médica Marcella Garcez, nutróloga, mestre em Ciências da Saúde e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, a dieta é um aspecto essencial para a saúde do organismo como um todo.

Ou seja, não há como ter pele, unhas e cabelos saudáveis e bonitos sem hábitos alimentares equilibrados. “Afinal, tanto a pele como as unhas e cabelos refletem carências de nutrientes, equívocos alimentares e estado inflamatório”, explica.

O papel dos nutrientes para a pele

A pele, além do aporte de proteínas, que é fundamental para a síntese de colágeno, precisa de muitas vitaminas. Como as que integram o complexo B, que mantêm várias funções metabólicas, e a vitamina C, que também participa da síntese de colágeno e ainda oferece efeitos antioxidantes — perfeitos para uma ajudinha contra os sinais do envelhecimento.

Outro agente importante é a vitamina D, responsável por garantir as funções imunológicas e regenerativas da pele. Mas não é só isso, uma vez que ela precisa que a pele esteja saudável para que seja sintetizada e, assim, possa circular em bons níveis, sem necessidade de suplementação.

“Entre todos os minerais necessários para a saúde da pele, podemos destacar zinco, cobre e selênio, que estão entre os cofatores para a síntese de enzimas antioxidantes, além de funções metabólicas. Além disso, o silício, importante para a resistência e a elasticidade da matriz extracelular presente nos tecidos conjuntivos como a derme”, complementa Marcella.

Na lista de nutrientes, temos ainda os ácidos graxos do tipo ômega-3. Eles são valiosos porque previnem contra doenças inflamatórias da pele, entre elas dermatite, psoríase e acne. “Carotenoides e polifenóis presentes em alimentos e suplementos também são importantes para a melhora das respostas imunes por suas atividades antioxidantes e fotoprotetoras.”

Por fim, há outro fator que não pode, jamais, faltar: a água. “Não podemos esquecer do adequado consumo de água, pois a hidratação da pele se faz por via oral. Os produtos tópicos apenas mantêm na pele a água que entrou no organismo pela boca”, alerta a nutróloga. Segundo ela, água mineral ou filtrada é sempre a melhor opção, no entanto, líquidos como chás, águas saborizadas e sucos naturais também são bem-vindos.

Cuidados importantes no verão

Pensando no viço e no brilho bonito da pele, a recomendação, durante o verão, é seguir uma dieta equilibrada, bastante variada, colorida e o mais natural possível. Isso significa colocar no prato uma porção de proteínas (especialmente carnes magras ou proteínas vegetais, como as leguminosas), carboidratos complexos (provenientes de frutas, vegetais folhosos, legumes, cereais integrais e tubérculos) e gorduras boas (como azeite de oliva, peixes de água fria, nozes e castanhas).

A alimentação pode ajudar também quando o assunto é fugir dos efeitos nocivos do sol. “Entre os principais grupos de alimentos que conferem proteção contra a radiação solar, estão aqueles que são fontes de carotenoides, com pigmentos que vão desde o verde, passando pelo amarelo e o laranja, até os vermelhos.

E também os que são fontes de polifenóis, principalmente os que têm tons vermelho-escuro e arroxeados. Eles são importantes fotoprotetores orais por causa do seu tipo de atividade antioxidante”, esclarece Marcella.

Melhores alimentos para a pele no verão

Quer saber quais são os alimentos mais indicados para consumir no verão e, assim, cuidar da sua pele? Então, confira as indicações da nutróloga Marcella Garcez:

- Proteínas magras (carnes, ovos e laticínios) e proteínas vegetais (feijões, ervilhas, lentilhas e grão-de-bico): importantes para a síntese de colágeno;

- Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina e acerola): ótimas fontes de vitamina C e carotenoide;

- Peixes de água fria (salmão e sardinha), nozes e linhaça: ricos em ômega 3, ácido graxo que mantém o perfil inflamatório da pele em equilíbrio;

- Abóbora, cenoura, folhas verdes, tomate, mamão e especiarias como páprica e cúrcuma: fornecem carotenoides, responsáveis pela proteção contra a radiação solar;

- Frutas vermelhas, uvas escuras e chocolate (mas precisa conter ao menos 70% de cacau): são fontes de polifenóis antioxidantes e protegem contra os efeitos nocivos do sol.

Fonte: Vitat


 
 
Leia também
26
novembro
Chá verde emagrece e acelera o metabolismo: veja como consumir

26
novembro
Dicas para praticar exercícios físicos no verão

26
novembro
Saúde cerebral: os 3 pilares para manter a mente jovem

18
novembro
Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet