Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Triptofano: para que serve e em quais alimentos encontrá-lo? Triptofano: para que serve e em quais alimentos encontrá-lo?

O triptofano é um aminoácido essencial — não pode ser sintetizado pelo organismo humano — que auxilia na produção de proteínas. Entre seus papéis no organismo, ele também é responsável pela formação da serotonina, uma molécula que tem um papel importante no sistema nervoso central.

O triptofano também cuida da manutenção do microbioma intestinal.

Para que serve?

A falta de triptofano no organismo está associada ao desenvolvimento de quadros como depressão, dificuldade de aprendizagem, falta de memória e de controle de raiva.

Uma pesquisa publicada na Medical College of Georgia At Augusta University indica que uma dieta com falta de triptofano resulta na alteração do humor e níveis de energia e aumenta a possibilidade de inflamações por conta do enfraquecimento do microbioma intestinal.

Alimentos como leite, aveia, frango e peru são alguns com altos níveis desse aminoácido.

A microbiota é única para todo ser humano por ser o resultado de genes de nossas mães biológicas, do que consumimos e do que somos expostos diariamente. Ela é essencial no sistema digestivo e auxilia na resposta imunológica e na saúde em geral. Portanto, é de extrema importância que o organismo esteja suprindo suas necessidades diárias de aminoácidos.

O Dr. Carlos Isales, um dos fundadores da pesquisa, indica que a microbiota tem relação direta com o envelhecimento. De acordo com o especialista, o triptofano, ou sua falta no organismo, pode ter um papel crucial nesse processo. Esse aminoácido é necessário na produção de proteínas, portanto, está envolvido nos ciclos celulares, como regeneração e integridade.

A análise feita em ratos de laboratório apontou que o consumo saudável de triptofano resulta na redução de bactérias associadas ao comprometimento da microbiota. Porém, também foi comprovado que o aumento súbito de sua ingestão não corrige os problemas causados pela sua deficiência. Isso, na verdade, pode ter um impacto negativo no organismo.

Alimentos com triptofano

O triptofano precisa ser consumido e não pode ser sintetizado pelo corpo humano. Por isso, uma dieta balanceada com alimentos ricos nesse aminoácido é de grande auxílio no funcionamento do organismo.

Estão entre eles chocolate, pães, queijos, nozes, frutas e atum enlatado.

Fonte: eCycle


 
 
Leia também
26
novembro
Chá verde emagrece e acelera o metabolismo: veja como consumir

26
novembro
Dicas para praticar exercícios físicos no verão

26
novembro
Saúde cerebral: os 3 pilares para manter a mente jovem

18
novembro
Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet