Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo

Você certamente já ouviu falar que comer aveia solta o intestino, né? O cereal é um alimento muito rico e não há quem discorde disto! Porém, nem todos conhecem os benefícios do ingrediente para o cardápio.

A aveia possui alto teor de proteína e gorduras saudáveis, além de proteger a saúde devido às substâncias antioxidantes e o baixo índice glicêmico que apresenta.

E ainda tem muito mais! Nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes para entender se aveia prende ou solta o intestino e as diferentes maneiras de consumi-la na rotina alimentar.

Sim, consumir aveia solta o intestino

A resposta para a dúvida se a aveia solta o intestino é sim! Essa influência do alimento no organismo tem a ver com as propriedades que o compõem. De acordo com a nutricionista, a fibra que se destaca no cereal é a beta-glucana. Ela atua na regularização do trânsito intestinal, na redução do colesterol, no controle da pressão arterial e também auxilia na diminuição da glicose do sangue. É um superalimento para a prevenção de doenças cardiovasculares e outras possíveis complicações!

Entenda quais os benefícios da aveia para o intestino

A aveia faz bem pro intestino, de fato! Afinal, ela possui uma ação semelhante aos medicamentos laxativos, mas sem efeitos colaterais ou prejudiciais à saúde. No que diz respeito ao processo fisiológico, a beta-glucana e outras fibras alimentares são responsáveis por promover a retenção de água, o aumento do peso do bolo fecal, assim como da regularidade de evacuações.

"Com o volume aumentado, há o amolecimento das fezes, promovendo os movimentos intestinais e, consequentemente, o aumento da frequência de evacuações e excreção de gorduras. Outro ponto importante é que essa combinação de fibras serve como alimento para as bactérias probióticas, que são importantes para todo o funcionamento intestinal", explica Luciana.

Saiba mais benefícios da aveia para o organismo

Se você ainda não sabe para que serve aveia além da influência positiva para o intestino, a profissional destaca mais alguns benefícios. Segundo Luciana, o cereal também aumenta a sensação de saciedade e pode ser de grande ajuda nos processos de perda e controle do peso. "Como a fibra demora a ser digerida, a pessoa tem a sensação de que o estômago ainda está cheio", aponta.

Preparos com cereais: mingau de aveia solta o intestino também

O mingau de aveia solta o intestino quando consumido com regularidade e também é uma sugestão para um cardápio saudável! O preparo estimula evacuações regulares e melhora quadros de constipação. A especialista indica que o alimento esteja presente na alimentação diária, como no café da manhã, lanche da tarde ou ceia, mais à noite. Por ser uma preparação fácil, serve para todas as idades e pode-se utilizar tanto a aveia em flocos quanto o farelo.

Fonte: Conquiste sua Vida


 
 
Leia também
26
novembro
Chá verde emagrece e acelera o metabolismo: veja como consumir

26
novembro
Dicas para praticar exercícios físicos no verão

26
novembro
Saúde cerebral: os 3 pilares para manter a mente jovem

18
novembro
Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet