Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - 10 dicas na hora de escolher seu filtro solar 10 dicas na hora de escolher seu filtro solar

Não é novidade, mas não custa reforçar: o protetor solar é, sem dúvidas, a parte mais importante de qualquer rotina de cuidados com a pele.

Não importa quanto dinheiro você invista com óleos reparadores, máscaras hidratantes ou vitamina C. Se você não está protegendo a sua pele do sol, vai acabar desperdiçando o seu dinheiro.

E esse cuidado não é necessário apenas no verão. Independente da época do ano, todos devem usar protetor solar, especialmente em partes do corpo que são regularmente expostas aos raios ultravioleta, como o rosto.

Mas encontrar a melhor forma de encaixar o protetor solar em sua rotina, no entanto, pode ser um pouco confuso.

Em entrevista a médica Cristina Abdalla, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, ajudou a esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o uso do protetor.

É melhor usar o protetor solar antes ou depois do hidratante?

Essa pergunta não tem uma resposta unânime nem mesmo entre os dermatologistas.

A maneira mais simples de lembrar de usar o protetor solar é deixá-lo para o final. Uma regra simples é lembrar do mantra: “Limpar, medicar, hidratar e proteger”.

A ordem de camadas no rosto também vai depender do tipo de filtro solar que você usa, se ele é uma loção ou é em pó. Se você estiver usando um protetor solar à base de creme ou loção, é melhor você passá-lo logo depois do seu hidratante.

Dê um tempo para a pele absorver a hidratação e aplique o filtro. Se misturar os dois, você acaba diluindo seu filtro solar e a sua capacidade de proteção.

Mas se você usa o protetor em pó, pode usá-lo após a maquiagem, por exemplo, como um acabamento.

Pode usar o protetor solar vencido?

Não. Os produtos vencidos podem apresentar alteração nos seus componentes químicos e contaminação por microrganismos, o que não é nada saudável para a pele.

Qual a diferença do protetor solar com cor e o sem cor?

A cor confere uma barreira física que aumenta a proteção contra os raios ultravioleta. Ou seja, pode apostar nos cremes com pigmentação.

O hidratante com fator de proteção tem a mesma utilidade?

O hidratante com filtro às vezes não apresenta a mesma resistência ao calor como o protetor tradicional. Melhor optar pelo filtro solar quando for encarar uma exposição ao sol mais direta.

Protetor solar antioleosidade realmente funciona?

Sim. Nesses produtos, são adicionadas algumas substâncias que ajudam no controle da oleosidade da pele do rosto. Nesse caso, os cremes com proteção solar acabam tendo um efeito de matificar a pele.

Tem que reaplicar o protetor solar ao longo do dia?

Com certeza. O filtro solar vai perdendo sua eficácia após duas horas da aplicação. Dependendo das condições do ambiente, esse prazo pode ser maior ou menor. Então, é super-importante reaplicar o filtro para uma proteção mais segura.

Qual o fator de proteção mínimo para cuidar da pele? Depois do fator 30 todos são iguais?

O mínimo é o FPS 30, e acima dele a diferença é pequena. A grande questão é a quantidade a ser aplicada para que o filtro tenha realmente a proteção FPS 30. Por exemplo, um adulto de 70 Kg precisa aplicar em média 30 ml de filtro para que tenha em seu corpo a proteção conforme o rótulo.

É preciso usar protetor solar mesmo em dias de chuva?

Sim. Se há claridade da luz do dia, há radiação ultravioleta, não importa a chuva.

Qual a diferença da luz artificial e da luz solar para a pele?

Essas luzes possuem comprimentos de onda diferentes. Se for a luz artificial que ilumina os ambientes fechados ela é chamada de luz visível. Mas algumas doenças da pele, como o lupus, necessitam de proteção também para a luz visível.

Todo protetor solar funciona da mesma forma?

Os filtros solares químicos funcionam absorvendo os raios nocivos à pele; já os protetores solares físicos refletem os raios. Alguns protetores solares combinam ingredientes químicos e físicos para uma proteção mais completa. Se sua pele for sensível, é melhor usar um filtro solar físico, que é o menos provável de causar irritação.

Todos os filtros solares são eficazes contra os raios UVA e UVB?

Preste atenção nas embalagens. Embora os raios UVB sejam os que causam queimaduras solares, os raios UVA causam o envelhecimento da pele, e ambos podem aumentar o risco de câncer. Escolha um produto com dupla proteção.

Fonte: HuffPost Brasil


 
 
Leia também
14
fevereiro
5 conselhos para eliminar os últimos quilos

14
fevereiro
Benefícios e propriedades da geleia real

14
fevereiro
Como o colesterol age no seu corpo

07
fevereiro
Cuidados para ir da caminhada à corrida

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet