Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Dicas simples para desintoxicar o corpo Dicas simples para desintoxicar o corpo

Antes de bater algumas frutas e verduras no liquidificador e chamar de detox, saiba que um suco verde sozinho não dá conta de faxinar o seu organismo completamente.

Para desintoxicar o corpo, a alimentação é protagonista, mas os cuidados podem ir além da mesa. Pois bem, nossa lista traz oito hábitos simples que ajudam você a eliminar toxinas e ter uma vida mais saudável. Que tal tentar começar agora? Depois, nos conte se deu certo, combinado?

Evitar bebidas industrializadas

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Harvard indicou que pessoas que consomem bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos e chás industrializados, isotônicos) têm 26% mais chances de desenvolver diabetes tipo dois do que aquelas que as tomam raramente.

Nós também já contamos que uma latinha de refri por dia pode ser tão prejudicial para a saúde quanto fumar. Grave, não é? Café e álcool, em excesso, contribuem para desidratação.

Se a ideia é desintoxicar o organismo, invista em sucos naturais e água, muita água, que, entre outros benefícios, tem função reguladora, protege o coração, melhora o fluxo intestinal e ajuda a emagrecer.

Vá de orgânicos

O preço é salgado, mas vale dar preferência aos alimentos orgânicos em nome da saúde. Um estudo feito pela Universidade de Stanford provou que o consumo de vegetais orgânicos diminui a exposição do organismo a agrotóxicos – por motivos óbvios – e a bactérias resistentes a antibióticos.

Caso o investimento não caiba no bolso, uma dica: consulte o Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa, que enumera os vegetais com maior carga de pesticidas e escolha a versão orgânica dos itens com piores resultados. O último relatório, de 2012, traz a abobrinha em primeiro lugar, seguida pela alface.

Tome sucos naturais

Desintoxicar o organismo requer as escolhas mais naturais possíveis. Você é do tipo que passa longe das verduras na hora de montar o prato? Tente introduzir um copo de suco verde no cardápio. “A ingestão de verduras e legumes é ainda mais importante do que a de frutas porque esses alimentos fornecem vitaminas, minerais, fibras e quase zero açúcar e calorias”, explica a nutricionista esportiva Marina Gorga. Tomar sucos verdes, aliás, deve ser um hábito para a vida toda – não só para os momentos detox.

Extraia o máximo de nutrientes variando a receita diariamente, assim você não corre o risco de enjoar, nem de sobrecarregar o organismo com algum componente. Fique atenta às misturas: muitos itens juntos podem deixar seu suco verde calórico. Pessoas com hipotireoidismo devem limitar o uso de couve, já que, quando crua, ela interfere na absorção do iodo, essencial para a produção dos hormônios da tireoide.

Dê uma chance aos superalimentos

O mais bacana dessa história de desintoxicar o corpo é que você pode entrar no ritmo para incorporar a alimentação balanceada de vez à rotina. Os superalimentos, por exemplo, enchem as refeições de vitaminas, proteínas e minerais. Na próxima ida ao supermercado, lembre-se de colocar no carrinho:

Espinafre: Contém antioxidantes que combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce, além de ajudar o cérebro a processar informações mais rápido.

Couve: A folha verde-escura mais usada nos sucos verdes virou queridinha porque é anti-inflamatória e cicatrizante.

Aipo: Também conhecido como salsão, protege o organismo contra diversos tipos de câncer.

Semente de abóbora: É um reforço e tanto para o sistema imunológico, também melhora a memória e a concentração.

Romã: Implacável contra a TPM e rica em vitamina C, aumenta os níveis de cálcio no corpo.

Trabalhe o coração

Os exercícios físicos contribuem muito para a desintoxicação do organismo porque impulsionam a circulação sanguínea, a excreção de toxinas e a saúde do coração. Se você é sedentária, comece com treinos curtos diários – uma caminhada leve, por exemplo. O ideal é consultar um especialista em educação física para que ele recomende a melhor atividade para você.

Transpire

Outra maneira de desintoxicar o organismo suando: a sauna. O calor aumenta a frequência cardíaca e estimula a circulação do sangue. A pele expele componentes tóxicos derivados da poluição atmosférica. Músculos e articulações também agradecem, já que as altas temperaturas ajudam a relaxá-los. Mas, antes de começar a sua sessão, atente-se às dicas do Harvard Mens Health Watch:

▸ Evite o consumo de álcool e medicamentos que possam coibir a transpiração e gerar hipertermia, antes ou depois da sauna.

▸ O tempo de permanência dentro da sauna é de 15 a 20 minutos. Não ultrapasse esse limite.

▸ Se você sentir qualquer mal-estar, saia da sauna imediatamente.

▸ Após a sessão, refresque o corpo gradualmente.

▸ Beba água após a sauna. Pelo menos dois copos.

▸ Não frequente a sauna se estiver doente.

Prefira as fibras

Bater um smoothie saudável é uma ótima saída para quem não gosta de comer verduras e frutas; mas jogar os ingredientes no liquidificador tem uma desvantagem: as fibras são eliminadas.

Alguns dos benefícios de uma dieta rica em fibras estão o poder de diminuir a absorção de colesterol e gordura e evitar doenças cardiovasculares. Ou seja, prefira consumir vegetais inteiros para conservar a propriedade e ajudar na desintoxicação do corpo.

Fonte: Tão Feminino


 
 
Leia também
14
março
Passe longe de 10 hábitos que prejudicam as unhas

14
março
Descubra as incríveis funções do gérmen de trigo

14
março
Relação entre atividade física e a pressão alta

07
março
Dormir tarde colabora para má alimentação

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet