Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
     
Notícia - Quiropraxia: o que é, para que serve? Quiropraxia: o que é, para que serve?

É muito provável que você já tenha conhecido ou visto nas redes sociais alguém que tenha passado por uma sessão de quiropraxia. Isso porque a prática virou uma verdadeira febre até mesmo entre as celebridades para melhorar diversos incômodos, como dores nas articulações, má postura e mais.

Trata-se de uma técnica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que usa as mãos para diagnosticar, tratar e prevenir problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, bem como seus desdobramentos na saúde geral do organismo.

Confira cuidados, benefícios e mais informações sobre a quiropraxia.

O que é quiropraxia?

Segundo o quiropraxista Luiz Miyajima, do centro QuiroVida, em São Paulo, a técnica foi criada pelo canadense Daniel David Palmer em meados dos anos 1980 nos Estados Unidos.

A prática consiste em movimentos precisos e específicos, chamados de ajustes quiropráticos, que levam ao equilíbrio do sistema neuro-músculo-esquelético.

“É preciso levar em conta que é necessário ter uma graduação em quiropraxia, curso até agora oferecido em três faculdades brasileiras”, conta Miyajima, que reforça a importância deste título, pois muitos profissionais não qualificados acabam prejudicando a saúde dos pacientes.

Para que serve?

Dores nas costas e lombar

Dores na região das costas são queixa comum em consultórios de quiropraxia, visto que a técnica é capaz de aliviar desconfortos do gênero com eficácia.

Dores articulares

Dores e doenças articulares também estão na lista dos problemas que podem ser tratados pela quiropraxia, já que o método alivia a pressão entre os ossos.

Melhorar a postura

Outro benefício da quiropraxia é justamente a melhora da postura como um todo, o que reflete positivamente no alongamento e reduz o risco de dores e problemas musculoesqueléticos.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa está apta a fazer sessões da técnica, desde um recém-nascido até um idoso, basta passar por uma criteriosa avaliação com um profissional credenciado pela Associação Brasileira de Quiropraxia.

Como é feita?

Preparo

Na avaliação inicial, o paciente conta ao profissional quais os principais incômodos que sente.

Depois, o quiropraxista examina a coluna vertebral, pois é por meio do toque que ele sente quais os pontos de tensão devem ser tratados. Neste momento, é comum que o cliente precise sentar ou deitar na maca.

No prontuário, o especialista deve anotar qual será a linha do tratamento de quiropraxia, quantas sessões serão necessárias e mais observações pertinentes.

Procedimento

O quiropata pode solicitar que o paciente fique sentado ou deitado na maca ou em um tatame para iniciar as manobras. As sessões duram, em média de 15 a 30 minutos, de acordo com as queixas tratadas.

Recuperação

É possível que apareça desconforto momentâneo na região ajustada nos três primeiros dias após a sessão, devido à possível inflamação local.

Dói?

O ajuste não é doloroso. Na realidade, trata-se de um procedimento que alivia muito a pressão do local tratado, estimulando a liberação do neurotransmissor endorfina, responsável pela sensação imediata de alívio e relaxamento.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões varia de acordo com as necessidades do paciente.
Há casos que necessitam de sessões três vezes por semana e outros apenas uma vez por semana, por exemplo.

Riscos e efeitos colaterais

Os procedimentos feitos por quiropraxistas graduados não apresentam riscos ou efeitos colaterais para a saúde.

Contraindicações

Existem alguns perfis contraindicados, independente da técnica, como os de pessoas com osteoporose, câncer e fraturas. Vale, no entanto, discutir os prós e contras da técnicas com o médico responsável.

Fonte: Ativo Saúde


 
 
Leia também
23
maio
Invista em 6 óleos que hidratam a pele

23
maio
4 benefícios de incluir água de coco na dieta

23
maio
8 erros que você comete no café da manhã

16
maio
Menopausa: dicas para aliviar os sintomas

 
Documento sem título
 
 
 
Telefone:
(19) 3234-2387
(19) 2121-1230
 
 
WhatsApp:
(19) 98211-6347
 
 
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 504
Vila Itapura - Campinas - SP
 
 
Nossos Horários:
Seg à sex: 8h às 18h
Sábados: 8h às 12h
 
Razão Social: Margonari e Cia LTDA | CNPJ: 10.739.335/0001-80 | Farmacêutica Responsável: Isabella C.S. Augusto Margonari | CRF: 35892
AFE nº 0.642128.3 | Certidão de Regularidade: CFF: 53770 | Licença VISA Campinas nº 350950225-477-000285-1-7
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet